Cepa Internacional lança em abril Coleção Livre-Pensar

David SantamariaimagesNo próximo dia 10 de abril, a Associação Espírita Internacional, CEPA, estará fazendo o lançamento da Coleção Livre-Pensar Espírita – o Espiritismo para o Século XXI.
A coleção, que conta com o apoio do CPDoc, em sua primeira série com oito títulos, no formato e-book, tem por finalidade apresentar os posicionamentos teóricos do chamado espiritismo laico e livre-pensador.

No lançamento, três primeiros livros já estarão disponibilizados em português e espanhol: O Espiritismo na Perspectiva Laica e Livre-Pensadora, de autoria de Salomão Jacob Benchaya e Milton Medran Moreira; Mediunidade: Intercâmbio entre dois Mundos, de Ademar Arthur Chioro dos Reis e Yolanda Clavijo; e A Imortalidade da Alma, de David Santamaría.

A informação foi dada no último dia 28 de fevereiro por Salomão Benchaya, secretário executivo da CEPA, que promete para os próximos dias a liberação de um material completo sobre a coleção.

David Santamaria e Yolanda Clavijo são autores de dois dos
primeiros livros 
a serem lançados.

Assessor explica a coleção

Ademar Arthur Chioro dos Reis, assessor especial da presidência da CEPA, no site da associação, esclarece o projeto da coleção livre-pensar: "o Conselho Executivo da CEPA, em parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc), uma instituição formada por pensadores espíritas de várias partes do Brasil, desenvolveu um ambicioso projeto que começa a tomar corpo a partir deste ano: a coleção Livre-Pensar – espiritismo para o século XXI.

Esta coleção tem por finalidade apresentar, de forma sintética, porém sem prejuízo da precisão conceitual, os posicionamentos teóricos do espiritismo laico e livre-pensador, que tem se desenvolvido no Brasil, nas Américas e na Europa nos últimos anos, e se caracteriza por ser um outro olhar, contemporâneo, sobre o espiritismo fundado por Allan Kardec em 1857, a partir da publicação de sua obra magistral, O Livro dos Espíritos, e de sua institucionalização e popularização em vários cantos do planeta.

À medida que foi se disseminando, o espiritismo submeteu-se a processos de absorção e miscigenação ao conjunto de saberes e às práticas religiosas e sociais próprias do contexto cultural de cada sociedade e de cada época. No caso do Brasil, por exemplo, o processo histórico encontrado pelo espiritismo resultou na formação de mais uma religião de caráter cristão, em prejuízo dos princípios de racionalidade e livre pensamento propostos por Allan Kardec nos primórdios do espiritismo. O espiritismo, a bem da verdade, tornou-se uma religião menor, secundarizada perante as religiões cristãs hegemônicas.

Daí a necessidade, para os espíritas reunidos em torno da CEPA, de uma releitura do pensamento espírita, na tentativa de resgatar a generosa e potente proposta de Allan Kardec, que buscava construir uma filosofia espiritualista, laica, livre-pensadora, humanista e progressista, características fundamentais que precisam ser retomadas para que o espiritismo possa acompanhar o progresso dos conhecimentos, da ética e da espiritualidade no mundo contemporâneo".

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais