O Centro de pesquisa e documentação espírita (CPDoc) realizou no período de 18 de setembro de 2013 a 15 de outubro de 2013 o curso de Filosofia e Espiritismo on line.

Foram quatro semanas de intensa participação dos inscritos. Na semana 1 do curso, refletimos sobre mitologia e espiritismo, na semana 2, o tema abordado foi filosofia e espiritismo, na semana 3, laicismo, religião e espiritismo e, finalmente, na semana 4, estudamos o tema comportamento, consciência e felicidade sob a perspectiva da sabedoria espírita.

Realizamos no curso uma abordagem totalmente livre pensadora, na qual os alunos manifestavam suas opiniões com absoluta liberdade de pensamento em relação aos temas propostos. Em razão desta postura, foi criado um clima de amizade e reflexão profunda entre todos os participantes, os quais conseguiram compreender a complexidade e a importância dos assuntos estudados.

Tivemos inscritos de várias regiões do país, além de uma inscrição do Japão e outra de Porto Rico, o que demonstra a abrangência global de um curso de espiritismo on line. O webcurso de Filosofia e Espiritismo teve a coordenação geral do professor Mauro de Mesquita Spinola, sendo que Ricardo Nunes atuou como monitor, e Luciana Nunes e Magda Zago, forneceram o suporte técnico.

Foram 129 inscritos, sendo que 38 destes inscritos não acessaram. Tivemos as seguintes visualizações nos fóruns. Fórum de ambientação e dúvidas: 974; fórum da semana 1: 1634; fórum da semana 2: 729; fórum da semana 3: 1283; fórum da semana 4: 731; visualizações no chat: 59.

Foi uma experiência muito enriquecedora, que provou que é possível termos espaços de livre pensamento no movimento espírita brasileiro. Finalmente, podemos dizer, por experiência própria, que o webcurso de espiritismo do CPDoc já está plenamente consolidado, e que, hoje, ele representa, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes espaços de estudo do espiritismo laico, progressista e livre-pensador em nosso país.

Em 2014 teremos novas edições do webcurso para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer esta importante iniciativa do CPDoc. Para o ano que vem, não percam a oportunidade de aprofundar seus estudos de espiritismo e também de filosofia.

Venha filosofar com a gente!

Ricardo de Morais Nunes: Tem formação em Direito e Filosofia. É delegado da CEPA no Guarujá, presidente do Grupo Espírita Léon Denis, tem colaborado como um dos monitores do webcurso de espiritismo, promovido pelo CPDOC.

Os artigos desta coluna baseiam-se em estudos e pesquisas desenvolvidos pelo CPDoc. www.cpdocespirita.com.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais