Encontro do CPDoc é marcado por debates produtivos e público interessado
Aconteceu no dia 03 de junho, o encontro do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, o CPDoc, no C. E. Ângelo Prado, em Santos, SP. O evento foi realizado das 15:00 às 22:30 e dividiu-se em duas partes: na primeira, restrita aos membros do grupo, foi estudado o trabalho do filósofo Ricardo Nunes, intitulado "Breve Estudo Comparativo sobre a Reflexão Socialista de León Denis e Manoel Porteiro".
A segunda parte foi aberta ao público e contou com a presença de 52 pessoas de diferentes partes do Brasil, destacando-se a presença de 14 jovens da Mocidade Espírita Estudantes da Verdade. Nesta reunião, realizada em parceria com a CEPAmigos, debateu-se a proposta do psicólogo Jaci Régis, "Doutrina Kardecista, uma releitura da obra de Kardec" que visa a ruptura mental dos espíritas com modelos religiosos e maior fidelidade ao pensamento Kardecista.
Questionamentos e contribuições ao trabalho foram feitas pelo CPDoc e platéia de modo a colaborar com o autor, sendo a principal temática do debate a nova nomenclatura "doutrina Kardecista", pretendida por Jaci para distinguir o conjunto de idéias espíritas laicas: "Essa, na minha visão, a tarefa da CEPA, isto é, dos que aderirem sem timidez a um ideário definido, flexível e capaz de crescer", escreve Jaci.
O sucesso da reunião deu-se pelo debate aberto, respeitoso e produtivo, no qual o objetivo maior era o crescimento e atualização doutrinários, representando um grande passo na direção de um Espiritismo livre-pensador.