CPDOC - 30 ANOS: - UMA HISTÓRIA DE COMPROMISSO E DEDICAÇÃO AO ESTUDO E DIFUSÃO DO ESPIRITISMO (KARDECISTA, LAICO E LIVRE-PENSADOR) - Jornal Abertura 2018

Há 30 anos nascia, em Santos, o CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita. 

Idealizado por Jonas Gonçalves Coelho, Eugenio Lara, Carlos Roberto de Messias,  Roberto Pallazzi e por mim, jovens que começavam a deixar o movimento de mocidades, onde mantínhamos intensa atividade, com a pretensão de constituir um espaço dedicado à incrementar os estudos espíritas e, em particular, as produções intelectuais dos pensadores e estudiosos espíritas encarnados, colocados em plano de absoluta irrelevância frente a supremacia da produção literária de origem mediúnica.

O principal objetivo do CPDoc é o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas com temática espírita, utilizando metodologia adequada para cada tema e contribuições das várias áreas do conhecimento. Dedica-se prioritariamente a análise da produção intelectual de seus membros, tendo a crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos. Busca, assim, contribuir para o aprimoramento do conhecimento como um todo, e do espiritismo em particular. Ao longo de 30 anos, teses, artigos e estudos de variados matizes têm sido apresentados por seus membros e por convidados e resultaram na publicação de 11 livros, além de inúmeros textos disponíveis em nosso site.

A dinâmica das reuniões do CPDoc se mantém praticamente inalterada desde sua primeira reunião, realizada em 1988, no Centro Espírita Evolução (São Vicente), instituição liderada por Eugênio Lara. Na ocasião, com a participação de dezenas de convidados, de diversas partes do país, dedicamo-nos à discussão, na primeira parte, do trabalho que apresentei intitulado Magnetismo, Vitalismo e o Pensamento de Kardec, enviado previamente para leitura e análise dos convidados, e que viria a se transformar, anos depois, na primeira publicação em formato de livro do CPDoc. Tivemos, ainda, a oportunidade de debater com o pensador Krishnamurti Carvalho Dias suas ideias referentes ao espiritismo laico, num ambiente de estudo e reflexão crítica. Este formato ainda hoje caracteriza as reuniões do grupo, sempre marcadas por um debate franco, qualificado, profundo, comprometido com a perspectiva da atualização do espiritismo e de sua conexão com outras correntes do pensamento filosófico e científico.

A produção intelectual dos  membros do CPDoc tem sido marcante em eventos espíritas, com destaque para as edições do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, os eventos organizados pela CEPABrasil e os congressos da CEPA, entidades atualmente presididas por membros do CPDoc, respectivamente, Jaílson Mendonça e Jacira Jacinto da Silva. A nossa identificação com a CEPA é plena (somos filiados e ativos participantes desde 1995).

Em 2010, o CPDoc lançou, sob a liderança de Mauro Spínola, o Webcurso de Espiritismo, um curso a distância fundamentado na obra de Allan Kardec que visa contribuir para a divulgação do espiritismo através da internet, com abordagem laica e livre-pensadora.

O CPDoc, atualmente presidido por Ricardo Nunes, reúne-se ordinariamente três vezes por ano, alternando seus encontros entre Santos, São Paulo e Curitiba. O deslocamento dos membros do CPDoc para a capital paranaense é também uma forma de homenagear o companheiro Saulo Albach, ativo membro do CPDoc e que participa do grupo desde sua primeira reunião.

Atualmente, contamos com associados das cidades de Santos, São Paulo, Osasco, Ribeirão Preto, Guarujá e São Vicente (SP), Itajaí (SC), Ibatiba (ES), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Recife (PE).

Ao longo de três décadas de muitos encontros e estudos acabamos constituindo um núcleo que tem em comum o espiritismo, mas que se solidificou na amizade, no carinho e nos afetos que nos tornaram uma grande família espalhada por vários cantos do país. Esperamos que ao longo deste ano possamos comemorar os 30 anos de existência, reunindo e revivendo muitos capítulos desta linda história com todos aqueles que participaram da construção do CPDoc.

Ademar Arthur Chioro dos Reis

médico e professor universitário

É membro-fundador do CPDoc



Os artigos desta coluna baseiam-se em estudos e pesquisas desenvolvidas pelo CPDoc.


Livros publicados pelo CPDoc:

  • Magnetismo, vitalismo e o pensamento de Kardec (Ademar Arthur Chioro dos Reis)
  • Um Blues no meio do caminho (Paulo Cesar Fernandes)
  • Centro espírita: uma revisão estrutural (Mauro de Mesquita Spinola)
  • Teleco (Geraldo Pires de Oliveira)
  • Igualdade de direitos e diferença de funções entre o homem e a mulher (Marissol Castello Branco)
  • Mecanismo da mediunidade: Processo de comunicação mediúnica (Ademar Arthur Chioro dos Reis)
  • Criminalidade: educar ou punir? (Jacira Jacinto da Silva)
  • Breve Ensaio Sobre o Humanismo Espírita (Eugenio Lara)
  • Os Espíritos Falam. Você Ouve? Uma proposta teórica para o processo de comunicação mediúnica (Wilson Garcia, coedição com a Editora EME e Eldorado)
  • Perspectivas Contemporâneas da Reencarnação mediúnica (Ademar Arthur Chioro dos Reis e Ricardo Nunes, organizadores)
  • Doca e o menino (Wilson Garcia, coedição com a Editora EME)

Visite nosso portal:     http://www.cpdocespirita.com.br


Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais