Arquivo Mensal

2019

Nesta página temos um total de 29 de nossos artigos separados em meses.

VAMOS FALAR DE GÊNERO? - Jornal Abertura 2019

Precisamos de algumas definições para que possamos nos entender. O que é sexo? É o genital que vemos ao nascer. É geneticamente ter os cromossomos XX e ser mulher ou XY e ser homem, macho ou fêmea (em sistemas binários). Será que é só isto?... Leia Mais..

REPENSANDO O PRESÍDIO! - Jornal Abertura 2019

Jacira Jacinto da Silva É muito natural que as pessoas reajam negativamente frente aos episódios dantescos ocorridos nos presídios brasileiros, que desnudam a difícil realidade do sistema e não deixam de demonstrar a heterogeneidade da popula... Leia Mais..

“MEDIUNISMO” - EVOLUÇÃO SEMÂNTICA - Jornal Abertura 2019

Allan Kardec inicia O Livro dos Espíritos lembrando que a clareza da linguagem é necessária para evitar confusões decorrentes da polissemia. Todavia, mesmo com o desenvolvimento do Espiritismo, ocorreu que o dinamismo das linguagens e a notória ... Leia Mais..

JUSTIÇA SOCIAL NÃO COBRE EM EXTENSÃO O SENTIDO DE CARIDADE - Jornal Abertura 2019

Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em termos de desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social. (Wikipédia) Fe... Leia Mais..

UMA OPORTUNIDADE PARA REPENSAR O PAPEL DO ESPIRITISMO - Jornal Abertura 2019

                            Ademar Arthur Chioro dos Reis Em 2006, o CPDoc promoveu um profícuo debate com o professor titular Leia Mais..

ESPIRITISMO E EDUCAÇÃO SOCIAL - Jornal Abertura de Agosto de 2019

Jacira Jacinto da Silva1 e Mauro de Mesquita Spinola2 ... Leia Mais..

BREVE REFLEXÃO SOBRE ESPIRITISMO, POLÍTICA E SOCIEDADE NO ÂMBITO DA CEPA.- PARTE FINAL - Jornal Abertura 2019

A CEPA e a CEPABrasil não podem cair no erro de pensar apenas no indivíduo, na reforma moral ou intima, ignorando as estruturas econômicas, sociais e, principalmente, as ideológicas, uma vez que estas últimas condicionam e atravessam o indivíduo, consti... Leia Mais..

BREVE REFLEXÃO SOBRE ESPIRITISMO, POLÍTICA E SOCIEDADE NO ÂMBITO DA CEPA.- PARTE 1 - Jornal Abertura 2019

Este artigo será reproduzido aqui em duas partes, pela extensão que demanda. Em tempos de polêmicas políticas e sociais, tanto na esfera nacional quanto internacional, vale a pena pensarmos sobre o papel dos espíritas laicos e da CEPA (Associação Espírita ... Leia Mais..

ATAQUES AO PROGRESSO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS - Jornal Abertura 2019

Cláudio Di Mauro A situação dos recursos hídricos preocupa partes crescentes das populações mundiais, no tempo em que se debatem Mudanças Climáticas. Situações que levam territórios às crises hídricas são temáticas do cotidiano para popula... Leia Mais..

SUBSÍDIOS PARA UM OLHAR ESPÍRITA SOBRE OS SABERES ESPIRITUAIS DE ORIGEM AFRICANA NO BRASIL - Jornal Abertura 2018

Quando observamos o estudo sob o prisma espírita da cultura espiritualista/religiosa que se formou no Brasil ao longo de sua história, nota-se uma lacuna no que diz respeito aos saberes de matriz africana. Existe uma considerável produção no que di... Leia Mais..

TOLERÂNCIA, POSTULADO KARDECISTA - Jornal Abertura 2018

O Espiritismo Kardecista ao defender a liberdade de pensamento e de consciência (crença), como se vê nas questões 833 a 842 de “O Livro dos Espíritos”, bem como ao excluir como critério de acesso à suprema felicidade a filiação a uma Igreja ou à ve... Leia Mais..


PENSAMENTO SISTÊMICO E ESPIRITISMO - Jornal Abertura 2018

Sistêmico vem da raiz grega syn + histanai que significa colocar junto, pensamento sistêmico significa colocar o ser em um contexto, estabelecendo a natureza de suas relações. Podemos entender pensamento sistêmico através de termos co... Leia Mais..

ORIGEM DOS VOCÁBULOS “MÉDIUM” E “MEDIUNIDADE” NO SENTIDO ESPÍRITA - Jornal Abertura 2018

Lucas Sampaio Advogado. Membro da diretoria executiva do Teatro Espírita Leopoldo Machado (Telma) em Salvador-BA. Membro do CPDoc Espírita Deve-se ao genial polímata sueco Emanuel Swedenborg (1688-1772) o primeiro uso das expressões “médium... Leia Mais..


NÓS HUMANOS E NOSSA CONDIÇÃO EVOLUTIVA - Jornal Abertura 2018

Jacira Jacinto da Silva e Mauro de Mesquita Spinola1 ... Leia Mais..

DO DISCURSO À AÇÃO E O COMPORTAMENTO ESPÍRITA - Jornal Abertura 2018

Jailson Lima de Mendonça - Santos/SP Este texto teve como motivação alguns questionamentos e reflexões sobre nosso comportamento, em especial como espíritas, a responsabilidade do exemplo e também do distanciamento entre o discurso e a ... Leia Mais..

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - Jornal Abertura 2018

Há 70 anos, no dia 10 de dezembro de 1948 foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Já nasceu com o objetivo primordial de ser respeitada e acatada por todas as nações do mundo. Direitos humanos são os direitos... Leia Mais..

CPDOC - 30 ANOS: - UMA HISTÓRIA DE COMPROMISSO E DEDICAÇÃO AO ESTUDO E DIFUSÃO DO ESPIRITISMO (KARDECISTA, LAICO E LIVRE-PENSADOR) - Jornal Abertura 2018

Há 30 anos nascia, em Santos, o CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita.  Idealizado por Jonas Gonçalves Coelho, Eugenio Lara, Carlos Roberto de Messias,  Roberto Pallazzi e por mim, jovens que começavam a deixar o movimen... Leia Mais..

A LONGA ESPERA PELO HOMEM MORAL - Jornal Abertura 2018

Campanha política deixa à mostra que o Brasil está distante do sonho de colocar no poder homens que não tenham vergonha de ser honestos. Triste da nação que precisa escolher entre os candidatos aos cargos públicos os menos ruins. Longe de o... Leia Mais..

UM CENTRO ESPÍRITA ATUAL E PROFÉTICO - Jornal Aberttura 2017 - Jornal Abertura 2017

Surgido em 1980 e, certamente, concluído antes desta data, o texto de Herculano Pires se revela um discurso cada vez mais atual, o que lhe confere alguma coisa de profecia ante uma realidade bastante triste.   O movimento espírita anda de lado, desviando-se da pr... Leia Mais..

RADICAIS IDEOLOGIAS: UM MOSAICO CONTEMPORÂNEO - Jornal Abertura 2017

Qual seria o valor determinante do nosso agir no mundo? Alguns afirmariam que nada é mais alienante que a religião; outros invocariam a família; a escola talvez! A filosofia? Estamos defendendo neste pequeno espaço a força incomensurável da ideologia (conju... Leia Mais..

QUESTÕES POLÍTICAS E SOCIAIS EM O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Jornal Abertura 2017

Muitos espíritas alegam que espiritismo e política não se misturam. Que os espíritas devem ser neutros perante questões de natureza política e social. Normalmente fundamentam a tese da neutralidade em tais temas baseados no estatuto da sociedad... Leia Mais..

QUEM FOI PADRE GERMANO? - Jornal Abertura 2017

Marissol Castello Branco Desde minha juventude, dentre os romances espíritas que se avolumavam na estante de minha casa, o livro “Memórias do Padre Germano” estava lá e foi lido por meus pais e sempre comentado. Nunca tive o desejo de desfrutá-lo, talvez ain... Leia Mais..

O ESPIRITISMO E A (IN)TOLERÂNCIA NO MUNDO GLOBALIZADO - Jornal Abertura 2017

Jailson Lima de Mendonça - Santos/SP O problema da Intolerância é um tema que nos assola todos os dias e que nos arremete a reflexões constantes pessoais e de como o Espiritismo e os espíritas podem contribuir em relação ao mundo que estamos vi... Leia Mais..

ESPIRITISMO E SISTEMAS SÓCIO-ECONÔMICOS - Jornal Abertura 2017

Do estado de natureza ao cumprimento das leis naturais, o Ser percorre longa e ascendente trajetória. Partindo da luta pela sobrevivência e necessitando desvendar a realidade imediata que o cerca, experimenta incontáveis sensações, incluindo fatos espirituais. Neste pas... Leia Mais..

BRASIL, 2017 - Jornal Abertura 2017

Saulo de Meira Albach (Curitiba –PR)   A exposição das entranhas do mundo político brasileiro que resultou da chamada Operação Lava Jato tem causado perplexidade, frustração, desânimo, descrença, enfim, sentimentos que pouco contribuem para a saúde mental da naçã... Leia Mais..

A VISÃO SISTÊMICA DA VIDA - Jornal Abertura 2017

  Gostaria de apresentar, para quem não conhece, este livro, um pouco destes autores, e refletir sobre o pensamento sistêmico. Fritjof Capra e Pier Luigi Luisi propõem uma concepção unificada da vida, da qual decorrem importantes implicações filosóficas, polític Leia Mais..

A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - Jornal Abertura 2017

Roseli Regis dos Reis Vivemos um momento humano de profundas rupturas e polarizações, o que requer daqueles que ensejam manter alguma lucidez certo distanciamento para o exercício da crítica. Tomar a Educação como objeto de nossas reflexões pode ser ... Leia Mais..

Resultados 1 - 29 de 29

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais