Recentemente foi publicado o livro “Túnel de Relacionamentos” pela Editora EME, de Capivari (SP), escrito por Marcelo Henrique Pereira, advogado, auditor público, professor universitário e mestre em ciência jurídica. O autor é membro do CPDoc e estudioso dos temas “adolescência e sexualidade”, os quais são encontrados com destaque em sua obra, que versa sobre os relacionamentos afetivos, amorosos e sexuais.

Entre os muitos capítulos do livro que tratam destas questões, Marcelo analisa as questões afetas ao “Planejamento familiar” e à “Homossexualidade”. Sobre o planejamento familiar, aponta a importância do livre arbítrio na decisão de ter (ou não) filhos, as sugestões que recebemos dos Espíritos quanto à escolha e afasta a idéia de “destino”, em que os encarnados estão apenas cumprindo um papel como sendo personagens de uma história já traçada. Quanto à homossexualidade, aponta que o homossexual não é um ser que está condenado a carregar um fardo por ser diferente dos demais, tampouco abraça a idéia simplista de buscar a explicação para o comportamento homossexual relacionada à constância de encarnações do ser sob a mesma polaridade sexual (várias encarnações sucessivas como homem ou como mulher), o que levaria erroneamente a se supor que alguém, em determinada encarnação, pudesse nascer com o sexo oposto à sua “tendência” e, por isso, não se adaptaria ao novo corpo, optando por vivências homossexuais. De qualquer modo, os estudos de Marcelo Henrique proporcionam a salutar análise das questões pontuais de nosso presente, sendo um estímulo ao debate espírita e a novos estudos nesta área.

No livro é possível encontrar temas tanto para adolescentes quanto para adultos, pais e educadores, bem como pessoas que tenham interesse em temas atuais, esclarecendo alguns aspectos que merecem estudo e ainda estão carentes de bibliografia e orientação espírita. É fruto de estudos e vivências do autor, por mais de duas décadas, procurando levar o leitor a uma viagem pelo túnel da descoberta de si próprio, incluindo seus sentimentos, medos, ansiedades, dúvidas e também na descoberta e aceitação do outro enquanto individualidade e espírito em processo constante de aprendizagem.

A forma como a obra é apresentada permite uma leitura sem que necessariamente haja lido outros capítulos previamente, assim, é possível ler abrindo o livro ao acaso e estudar uma parte em que haja maior necessidade ou interesse no momento. Além disso, no início do livro são disponibilizados “Categorias e conceitos operacionais”, relativas às palavras, expressões ou definições utilizadas nos capítulos.

Os temas se complementam, no sentido de promover a reflexão e a revisão de conceitos até então tidos como únicos no movimento espírita, e a sua forma crítica e ousada de escrita leva o leitor ao questionamento acerca de muitos significados tradicionalmente divulgados.

A obra tem sido lançada em diversas cidades do Brasil e, também, na Argentina, estando programadas conferências e autógrafos em outras cidades brasileiras. Ela é encontrada em livrarias espíritas, nas casas espíritas em que o lançamento foi realizado, na própria editora ( www.editoraeme.com.br) ou por pedido à Revista Espírita Harmonia ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A primeira edição (1.500 exemplares) se esgotou em 100 dias, o que levou a editora a publicar uma segunda tiragem, com mais 1.000 exemplares, para atender a procura e agora está na terceira edição.

Artigo publicado originalmente na Coluna do CPDoc - Jornal Opinião - América Espírita – Ano XIV - Nº 149 – Janeiro/Fevereiro 2008

Os trabalhos publicados, os eventos que promove e outras informações sobre o CPDoc pode acessar o site http://cpdocespirita.com.br/portal/. Contatos diretos podem ser feitos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Júlia Cristiane Schultz Pereira

Júlia Cristiane Schultz Pereira
Autor: Júlia Cristiane Schultz Pereira
Administradora, mestranda em administração, professora universitária, educadora, palestrante e articulista espírita, secretária do Centro Cultural Espírita Herculano Pires, diretora de comunicação social da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina participante do CPDoc.

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais